O ano de 2010 termina com grandes conquistas, e 2011 desponta cheio de desafios. Além de participar ativamente da eleição da presidenta Dilma Rousseff, que aprofundará as realizações dos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a bancada do PT na Câmara deu apoio decisivo à aprovação de projetos necessários ao desenvolvimento do País. Entre eles, o histórico marco regulatório do présal, que vai permitir a utilização de uma reiqueza nacional em beneficio de todo o povo brasileiro.
Há mais de sete anos o País cresce com distribuição de renda, geração de empregos e justiça social. Não vai ser diferente a partir de 2011, com a presidenta Dilma. "A bancada do PT desde já garante apoio incondicional aos projetos e ações do governo, como tem sido até agora", comentou o líder Fernando Ferro ( PE).
O ano de 2010, a respeito do processo eleitoral, possibilitou a realização de uma extensa pauta legislativa. O esforço principal foi a consolidação do marco regulatório do petróleo e do gás do pre-sal, o primeiro e mais urgente ponto da pauta legislativa.
Outras matérias importantes se destacaram, e, embora não tenham sido aprovadas, foram discutidas ee despontam como prioridades para a nova legislatura ( 2011-2015). É o caso da política permanente de reajuste do salário mínimo, da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, do Código Florestal, da PEC do trabalho escravo e da questão dos aposentados, além das reformas tributárias e política.
Ao longo do ano, como observou o líder do PT, a oposição manteve-se irredutível e acabou por prejudicar os interesses maiores do País. "Determinados aspectos da pauta legislativa não deveriam se prender à conjuntura políticas e aos interesses imediatos das disputas eleitorais", comentou o líder. Ferro entende ser preciso contruir um processo de negociação que leve a uma agenda comum da situação e da oposição. Esse é um dos desafios para o ano de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário