Postagens populares
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Gleisi propõe criação de comissão para Enfrentamento à Violência Escolar.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT) protocolou requerimento na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), propondo a criação da Subcomissão Temporária de Enfrentamento à Violência no Ambiente Escolar. A proposta, que já conta com apoio das senadoras Angela Portela e Ana Rita, é criar uma subcomissão composta por cinco membros titulares e cinco suplentes, com a finalidade de, no prazo de seis meses, realizar um ciclo de diálogos com o objetivo de analisar e debater as relações no ambiente escolar e apresentar propostas ao Poder Público para enfrentar esse problema em busca de uma sociedade educadora.
Em sua justificativa, a senadora lembra que o Brasil acompanhou estarrecido, na última semana, a tragédia no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 12 crianças. “É emblemático e nos chama a uma profunda reflexão o fato de o assassino ter praticado violência de tamanha gravidade em um ambiente escolar. A violência nas escolas tem sido tema recorrente já há alguns anos, seja o vandalismo contra o patrimônio escolar, a agressão de alunos ou pais contra professores, a prática do chamado bullying entre os alunos, a apreensão de drogas ou armas de fogo dentro das escolas, entre outras formas de violência”, diz.
Para Gleisi, é importante que o Poder Público dê a devida atenção ao problema no sentido de conhecer as suas origens, os fatores que a influenciam e colher, em conjunto com a sociedade organizada, as ideias que possam contribuir para elaboração de um amplo programa de enfrentamento à violência no ambiente escolar. “O que não necessariamente implica a elaboração de novas leis, mas também a sugestão de políticas públicas, programas e ações educativas e de comunicação social que possam contribuir para essa finalidade”, sugere.
No ciclo de diálogos proposto pela senadora, intitulado “Relações do Ambiente Escolar – Em Busca de uma Sociedade Educadora”, a Subcomissão promoverá mesas de debates com convidados sobre os seguintes painéis, entre outros a serem aprovados pelos seus membros: Ambiente escolar; Família e escola; O papel da mídia na formação educacional; Práticas que mudam a realidade.
Segundo a senadora, é tempo de toda a sociedade refletir, de maneira geral, sobre as relações no ambiente escolar, as diversas formas de violência que ali têm sido praticadas e quais os caminhos para a busca de uma sociedade educadora. “E o Senado Federal deve assumir a sua parcela de responsabilidade na condução das discussões das soluções para esse problema social. Há um sem-número de indagações que precisam ser discutidas com especialistas, professores, autoridades públicas, políticos, comunicadores, vítimas da violência, representantes de diferentes cultos religiosos, lideranças estudantis, enfim, atores da sociedade que têm grande contribuição a dar a esta Comissão de Educação, Cultura e Esporte para que o Senado Federal possa dar uma resposta consistente para o enfrentamento à violência no ambiente escolar”, enfatiza.
Fonte: Assessoria de Imprensa Gleisi Hoffmann
Assessoria-Gabinete
Vereador Adriano Remonti
045 3379 5930
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário